Programa de Formação Ambiental (PFA) – “Árvore do Saber”

De Janeiro a Setembro de 2016 a Iandé esteve com uma grande responsabilidade e um lindo desafio: desenvolver o Programa de Formação Ambiental (PFA) “Árvore do Saber”!

O PFA é realizado pela Fibria Celulose S.A, uma empresa com a missão de desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável de vida, tendo como valores norteadores a solidez, a ética, o respeito, o empreendedorismo e a união. A Fibria promove e apoia projetos de Educação Ambiental e conservação dos recursos naturais nos estados em que atua: São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

O PFA “Árvore do Saber” é um projeto de Educação Ambiental que possui atuação interna na empresa e também atua nas comunidades escolares que estão em áreas diretamente afetadas pelas atividades florestais da empresa. Tem por objetivo desenvolver a consciência crítica ambiental de seus participantes.

Neste ano de 2016 o tema central foi “Resíduos Sólidos”, proposta essa que vem de encontro com o sugerido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O trabalho da Iandé ficou focado nas comunidades escolares e o público-alvo foi os professores que lecionam no 4° ano do ensino fundamental.

JornalEco

O PFA utiliza como material pedagógico o JornalEco, que é uma publicação trimestral de Educação Ambiental, distribuído gratuitamente para escolas municipais do ensino fundamental.

jornaleco-97

JornalEco do Professor, Edição 97 – Material Didático utilizado no PFA

 O JornalEco busca a sensibilização da comunidade escolar para que tenham uma postura sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente, por meio de atividades práticas, de desenho, de leitura e produção de textos.

Projetos de Experiência Pedagógica

O PFA busca incentivar as Instituições de Ensino, professores e estudantes a escreverem e executarem Projetos de Experiência Pedagógica, abordando assuntos relacionados ao tema “Resíduos Sólidos”. Os projetos encaminhados são avaliados pela Fibria e um projeto por município é escolhido ao final como Projeto Destaque, o qual recebe materiais que servirão de apoio ao desenvolvimento e continuidade do projeto, bem como um dia inteiro de implantação do projeto, com atividades lúdicas, didáticas e práticas relacionadas ao tema central do projeto.

Um pouco do que aconteceu…

A Iandé conduziu as ações do PFA nos Estados de São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Em São Paulo, os municípios que participaram foram Guararema, Natividade da Serra, Alumínio e Itapetininga (Distrito do Rechã). Na Bahia, foram os municípios de Caravelas, Mucuri e Alcobaça. E no espírito Santo os municípios de São Matheus, Jaguaré e Conceição da Barra.

Iniciamos os trabalhos com Encontros de Professores nos municípios para apresentar o PFA e o JornalEco 2016, apresentar a Fibria e a Iandé, realizar atividades lúdicas e didáticas sobre o tema central “Resíduos Sólidos” e dos sub-temas do JornalEco e convidar os professores à escreverem os Projetos de Experiência Pedagógica.

Os Encontros tiveram duração aproximada de 6 horas. Levamos uma apresentação didática sobre o PFA, apresentamos a composteira como uma opção de projeto para ser implantado na escola, e elaboramos o “Jogo de Resíduos”.

No jogo, os participantes são convidados a estudar sobre um caso de projeto sobre resíduos sólidos, que deu certo, em uma escola. O estudo é feito a partir de fichas que acompanham o jogo. Após o estudo, os participantes elaboram uma entrevista, e ao final compartilham o estudo de caso com todos por meio de uma encenação. Podem ser feitos vídeos também! É composto por um tabuleiro, com quatro peças dos jogadores, um dado, uma ampulheta e fichas com o contexto de cada escola.

encontro-de-profs

Encontro de Professores

Encontro de Professores em Guararema/SP, e o Jogo dos Resíduos (tabuleiro e peças) ao centro

Jogo dos Resíduos

Após os Encontros, os professores inscreveram os Projetos de Expeirência Pedagógica, Em São Paulo, foram ao total 19 projetos. Na Bahia foram 2 projetos e no Espírito Santo foram 5 projetos inscritos. Ao total, recebemos 26 projetos.

Estado Município Nome do Projeto

SP

 

Guararema Construindo uma composteira
Horta e Jardinagem na Escola
Horta em Pneus
Transformação
Da escola para casa de casa para a escola
Horta na escola
Óleo de cozinha
Óleo vegetal doméstico X sustentabilidade
Recicla na Escola
Composta Agrinco!
Natividade da Serra Separando juntos o óleo da nossa cozinha
Cuidando da Nossa Casa (Planeta Terra)
Resíduos Sólidos X Meio Ambiente
Alumínio Compostagem
Óleo Reciclado, Planeta Preservado
E o lixo? É problema meu?
Fazendo o bem sem olhar à quem
Coletando Pilhas e Baterias
Itapetininga (Distrito do Rechã) Horta escolar e compostagem
Estado Município Nome do Projeto
BA Caravelas Compostagem e Horta Escolar
Mucuri Cidadania e Sustentabilidade ao alcance de todos
ES São Mateus Reutilizando e Aproveitando: óleo de soja usado em sabão líquido
Jaguaré Projeto de Compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos da EMEIF Giral
Projeto de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos
Projeto Compostar outra forma de reciclar
Conhecendo um pouco mais sobre os resíduos sólidos: reutilizando o óleo de cozinha

Os professores foram orientados a realizar durante os meses de maio e junho, atividades utilizando o JornalEco como material de apoio com os alunos em sala de aula. E esse era um dos critérios classificatórios para escolha do projeto destaque!

Os registros de atividades encaminhados pelos professores foram bem diversificados, dentre eles vídeo com a música “Sal da Terra”, cantado pelos alunos, pintura e desenho no JornalEco, atividades práticas sugeridas no JornalEco, leitura e produção de texto. É interessante ressaltar que muitos professores realizaram atividades para além do JornalEco, como saída de campo com os alunos, construção de maquetes, produção de material comunicativo (cartazes) para colocar na Escola, com a temática dos Resíduos Sólidos.

Os Projetos Destaque foram escolhidos, e receberam um dia inteiro de implantação do projeto, com atividades lúdicas, didáticas e práticas relacionadas ao tema central do projeto, bem como materiais que servirão de apoio ao desenvolvimento e continuidade do projeto.

Guararema/SP

Data: 09/08/2016

Local: Escola Municipal Antonio Lerário

Nome do Projeto: Composta Agrinco!

Horário: 7h30 – 17h30

- O Projeto “Composta Agrinco!” se propôs a trabalhar a compostagem e a horta na escola. Iniciaram o projeto em maio, instalando uma composteira na escola e envolvendo todos os alunos da escola, professores, cozinheiras, funcionários e os pais dos alunos. A implantação do projeto foi construir uma horta na escola, com os alunos do 4° ano, aproveitando o composto produzido por eles mesmos. Os alunos fizeram uma apresentação para os pais, professores, Fibria e Iandé e sobre o que aprenderam com o Projeto.

- Cada turma da escola visitou a Instalação de Resíduos

- Participaram das atividades aproximadamente 242 alunos

Implantação do Projeto Composta Agrinco! em Guararema

Implantação do Projeto Composta Agrinco! em Guararema/SP

 

Alumínio/SP

Data: 16/08/2016

Local: Escola Municipal Professora Isaura Kruger

Horário: 13hs-17hs

Projeto: Fazendo o bem sem olhar à quem

- No Projeto “Fazendo o bem sem olhar à quem”, os alunos do 4° ano, junto com a comunidade escolar coletaram 13 garrafas PET (com 2000 lacres cada), totalizando 26000 lacres. Para trocar por uma cadeira de rodas, precisavam ter juntado 140 garrafas PET. Com o intuito de animar os alunos, a professora e a Escola, o PFA presenteou o projeto com uma cadeira de rodas ao invés de entregar um kit em materiais. Foi um momento de conversar sobre o consumo, o qual buscou-se desenvolver atividades para refletir sobre a relação que existe entre economizar com refrigerante e guardar o dinheiro para comprar uma cadeira de rodas para quem precisa, o que além de fazer bem para o meio ambiente faz bem pra saúde.

- Cada turma da escola visitou a Instalação de Resíduos

- Participaram das atividades aproximadamente 130 alunos

Implantação do Projeto Fazendo o bem sem olhar à quem, em Alumínio/SP

Implantação do Projeto Fazendo o bem sem olhar à quem, em Alumínio/SP

- Após a implantação, a professora da Escola enviou algumas fotos dos alunos indo para a casa de um Senhor em Alumínio para doar a cadeira de rodas que eles conseguiram pelo projeto.

entrega-cadeira-de-rodas

Entrega da Cadeira de Rodas pelos alunos da Escola Isaura Kruger

 

Itapetininga/SP

Data: 18/08/2016

Local: Escola Professora Julieta Rolim da Silva (Escola do Rechã)

Horário: 8hs-16h30

Projeto: Horta Escolar e Compostagem

- O Projeto “Horta Escolar e Compostagem” teve por objetivo implantar a composteira na escola, envolvendo alunos, pais e funcionários da escola, e construir uma horta. A opção de construir a horta em caixas de fruta, foi devido os canteiros da escola receberem veneno para controle de pragas.

- Participaram das atividades aproximadamente 82 alunos

implantacao-recha

Implantação do Projeto Horta Escolar e Compostagem em Itapetininga, Distrito do Rechã

Natividade da Serra/SP

Data: 29/08/2016

Local: E.M.E.F. Professora Isabel Cristina Rodrigues de Menezes Menecucci

Horário: 7h30 – 16h30

Projeto: Resíduos Sólidos X Meio Ambiente

- O Projeto “Resíduos Sólidos X Meio Ambiente” se propôs a instalar uma composteira na escola e apresentar a composteira para os pais dos alunos. Na implantação foram realizadas oficinas de compostagem com os alunos do 4° ano e visita com cada turma da escola municipal na Instalação de Resíduos

- Participaram das atividades aproximadamente 100 alunos

Implantação do Projeto Resíduos Sólidos X Meio Ambiente, em Natividade da Serra

Implantação do Projeto Resíduos Sólidos X Meio Ambiente, em Natividade da Serra

Caravelas/BA

Data: 23/07/2016

Local: E. M. Júlio Gerônimo

Nome do Projeto: Compostagem e Horta

Horário: 8h00 às 11h00 e 13h15 às 16h30

- O Projeto “Compostagem e Horta” teve por objetivo abordar com os alunos a temática dos Resíduos Sólidos por meio de uma oficina de compostagem e da construção de uma horta com os alunos do 4° e do 5° ano

- Participaram das atividades aproximadamente 150 alunos

Implantação na Escola em Caravelas - BA

Implantação na Escola E. M. Julio Gerônimo em Caravelas/BA

 

Mucuri/BA

Data: 24/07/2016

Local: Escola Municipal Marieta Gazinelli

Nome do Projeto: Cidadania e Sustentabilidade ao Alcance de Todos

Horário: 09h00 às 13h00

- O Projeto “Cidadania e Sustentabilidade ao Alcance de Todos” previa a construção de uma composteira e uma horta na área externa da escola. Nesta implementação, participaram todas as escolas que estiveram participando do projeto PFA pelo município de Mucuri, assim estando presente na implantação seis escolas. Cada escola levou entre 3 a 5 alunos e montaram uma apresentação com os mesmos para mostrar para os colegas o que estudaram com o JornalEco. Os alunos colocaram a mão na massa construindo uma composteira e montando um canteiro para plantar hortaliças.

- Participaram das atividades aproximadamente 30 alunos

Implantação do Projeto na Escola de Mucuri-BA

Implantação do Projeto Cidadania e Sustentabilidade ao alcance de todos em Mucuri-BA

São Mateus/ES

Data: 25/07/2016

Local: Escola Municipal Paulo Antônio de Souza

Nome do Projeto: Reutilizando e Aproveitando: Óleo de Soja Usado em Sabão Liquido

Horário: 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

- No Projeto “Reutilizando e Aproveitando: óleo de soja usado em sabão líquido”, foram realizadas atividades lúdicas para falar sobre o tema do projeto e sobre os resíduos sólidos. Por meio de jogos e gincanas, os alunos puderam aprender sobre a reutilização do óleo para produção de sabão de maneira gostosa e saborosa. As atividades foram realizadas para todos os alunos da escola.

- Participaram das atividades aproximadamente 350 alunos nos dois períodos.

Implantação do Projeto em São Matheus no Espírito Santo

Implantação do Projeto “Reutilizando e aproveitando: óleo de soja usado em sabão líquido”, em São Matheus no Espírito Santo

 

Jaguaré/ES

Data: 26/07/2016

Local: E.M.E.I.E.F Giral

Nome do Projeto: Compostagem dos Resíduos Sólidos Orgânicos da EMEIEF Giral

Horário: 9h00 – 13h00

- A implantação do Projeto “Compostagem dos Resíduos Sólidos Orgânicos da EMEIEF Giral” previa a construção da composteira e da horta na escola, pelos alunos de 4° e 5° ano. Teve início com a professora Deuzenir, responsável pelo projeto. Uma técnica agrícola foi convidada para conversar e construir uma composteira com os alunos. A equipe da Iandé ficou no apoio e logo depois assumiu a condução da criação da horta. O encerramento teve uma grande roda com os pais e alunos, onde uma aluna leu um poema com o tema meio ambiente.

- Participaram das atividades aproximadamente 80 alunos, mais os pais dos alunos.

Implantação realizada na Escola em Jaguaré/ES

Implantação realizada na E.M.E.I.E.F. Giral em Jaguaré/ES

Em agosto e setembro, para finalizar o PFA 2016, foram feitas celebrações com os professores e outras pessoas envolvidas no programa. Foi um momento de compartilhar com as outras escolas e professores o andamento de cada projeto, as dificuldades e superações, de entregar certificados de participação às escolas e aos professores, realizar a avaliação do JornalEco, avaliar o PFA 2016, agradecer a participação de cada professor, coordenador, diretores, secretarias no PFA e tomar um café juntos para celebrar.

No início do PFA estava previsto a entrega de materiais apenas para a escola destaque, porém, por conta do envolvimento dos professores e também da tentativa de fazer projetos de baixo custo, foi feito um remanejamento de recurso para a aquisição de kits com materiais de apoio específicos para o desenvolvimento e continuidade de cada projeto. Nas celebrações, ao total foram entregues 26 kits de materiais que servirão para apoiar a continuidade dos projetos nas escolas.

Entrega dos Kits para as Escolas na Celebração

Entrega dos Kits para as Escolas na Celebração

 

O PFA 2016 foi rico em aprendizados, para todos os envolvidos. Desde as Secretarias, aos professores, coordenadores, à toda equipe da Fibria, sempre com educação, cuidado, responsabilidade e profissionalismo na condução e participação do Programa.

Para a Iandé, um grande aprendizado, em mais uma oportunidade de coordenar e executar um Projeto de formação e transformação!

Para conferir mais fotos do PFA 2016, acesse os links:

Unidade São Paulo – https://www.facebook.com/iandenosso/photos/?tab=album&album_id=1100021350089533

Unidade Bahia e Espírito Santo – https://www.facebook.com/249077585183918/photos/?tab=album&album_id=1100075703417431

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>