Equipe

226066_108221269276538_3651220_n

Karine Faleiros

Engenheira Florestal formada pela ESALQ-USP, facilitadora de processos sociais voltados à sustentabilidade e educadora ambiental, com experiência na gestão de projetos socioambientais, elaboração de materiais didáticos, articulação social, arte educação e educomunicação. Ressalta em seus trabalhos as interfaces entre sociedade, cultura e ambiente. Realiza-se profissionalmente em processos de criação e aprendizagem coletivos e no contato e interação com a diversidade de realidades socioambientais.

“A motivação de transformar realidades
Vem da possibilidade concreta
A possibilidade concreta
Vem da participação”

 

270-001Cristiano Pastor

Cidadão Planetário, Biólogo formado pela ESALQ-USP, Educador Ambiental, experiência com gestão de resíduos, tecnologias mais sustentáveis, articulação social e educomunicação.
Tem se dedicado a experimentação, instalação e utilização de estruturas mais sustentáveis em espaços com intencionalidade educadora, onde “a fala comove e o exemplo arrasta”, baseando-se na Permacultura e na Educação Libertadora.

“A possibilidade real da sustentabilidade,
a leitura crítica da sociedade,
o aprendizado com a natureza
seja ela criança, minhoca ou firmamento,
construir o conhecimento,
aproximar o discurso da prática,
independência e felicidade,
é a busca da atualidade”

 

10665320_10203974075226698_4377666333933242946_nLeticia Prado Munhoes

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Participou de trabalho voluntário como monitora de jovens do Oratório São Mario. Estagiaria da Iandé, atuando no Projeto Viveiro Educador Estação Travessia como monitora responsável pela organização do espaço e ponte entre os estudantes e os educadores.

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Antoine Lavosier
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” M. Gandi

 

Colaboradores

KnWqARvPAS38Nk22m7n93cXT8zsMjzMStoAwodWRbeISimone Bazarian

Ver as pessoas apropriadas de suas raízes, cativá-las a respeito de seu ambiente e zelar para que a terra e seus territórios sigam seus processos naturais. É na costura entre esses três pulsos que desenvolvo meu trabalho. Sou bióloga de formação e concluí meu doutorado em Ecologia da Restauração, tendo feito um vasto levantamento sobre o tema no Brasil. Meu campo de trabalho é a interface: revelar potenciais guardados nas relações entre floresta, cidade e pessoas, ecologia e economia, cultura, identidade e desenvolvimento comunitário. Quando intervenho, o faço a partir de dentro, me vendo parte da relação. E, de dentro, observo, circulo, articulo, converso, celebro. Tenho atuado como facilitadora de processos participativos em comunidades, gestora, pesquisadora e consultora técnica em projetos sócio ecológicos que incluam educação, permacultura, agroecologia, sistemas agroflorestais, restauração ecológica, empreendedorismo, geração de renda e sustentabilidade, dirigindo meu olhar para o sentimento de pertencimento do ser humano com a Terra, com a comunidade e com o território sociocultural onde habita.
Já desenvolvou trabalhos com a Universidade de São Paulo (Instituto de Biociências e ESALQ), SESC, WWF, Prefeitura de São Paulo, Aoka, Associação ProScience, Iandé, Organismo e Iniciativa Verde, dentre outros.

 

12088082_983259355067590_4644472194093992791_nMarina Souza Dias Guyot

Fez o curso de Engenharia Agronômica na ESALQ/USP com o objetivo de trabalhar com as questões sociais do campo. Ao longo do curso se aventurou pelas novas velhas trilhas da Agroecologia, onde descobriu seu gosto não só pelas questões sociais, mas também pelas questões ecológicas da agricultura. Continuou os estudos fazendo Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos e paralelamente atuou como pesquisadora convidada do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da ESALQ/USP em um projeto de desenvolvimento rural em Joanópolis, a Terra do Lobisomem, onde trabalhou com 8 famílias de agricultores por 4 anos. Atuou também como auditora externa do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e como gerente de projetos na empresa de consultoria ecosSISTEMAS, atuando com temas de certificação socioambiental, código florestal e avaliação de projetos. Em 2014, ingressou no curso de doutorado do Programa Interunidades de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP e CENA), onde desenvolve a pesquisa “Agroecologia e resiliência sócio-ecológica às mudanças climáticas no Semiárido do Estado da Bahia”. Colabora com a Iandé sempre como parceira, seja voluntariamente por engajamento pessoal nos temas trabalhados pela empresa, seja com consultora contratada em projetos específicos.

 

foto perfilRodrigo Munhoz

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie São Paulo. Pós Graduação em Marketing. Com experiências de convivência em diversas Ecovilas e assentamentos sustentáveis na Europa, desenvolveu trabalhos ligados a bio-construção, nas quais se destacam Findhorn Ecovillage na Escócia, Tamerabiótopo de cura em Portugal, Svanholm Gods na Dinamarca e “Scuola di Pratiche Sostenibili” em Milão, Itália. Na Guaxo- Projetos Sustentáveis, utiliza esses conhecimentos para propor edifícios e espaços, que reconectem e reintegrem homem a natureza.

 

 

Camila Gomes Pastor

Bióloga, desenvolve trabalhos em Educação, com ênfase na área ambiental, desde a sua formação.
Ao longo da sua caminhada vivenciou trabalhos no setor público e no setor privado. Desenvolve ações de educação ambiental, permacultura, políticas públicas, metodologias participativas, arte e facilitação de processos com diferentes temas e com todas as idades.
No momento atual está se dedicando a estudar e praticar a educação voltada à atitudes de consumo mais críticas e transformadoras. Tem produzido produtos que entram como linha de frente para trabalhar com essa educação: o desodorante natural, o sabonete natural, a horta, a compostagem e artesanatos.
Acredita nas relações de troca, nos espaços educadores e nas relações que cultivam o amor!

“Nada é mais bonito que a vida (…). A generosidade é o melhor negócio para a humanidade. Nunca haverá um mundo melhor se não lutarmos para melhorar a nós mesmos.” José Mujica
Contato: camila@cpastor.com.br

 

lBg1-0dHnLBSPVsShM1o_UfvTv6g9lrlk4knGN-z-rE,sPNl27BCmixKIziONPkfoAEOUt8cUrdTts1Udu5pXZ8

 Valéria Freixêdas

Educadora ambiental e produtora com experiência em articulação institucional, elaboração e gestão de projetos, organização de eventos socioambientais, desenvolvimento didático de processos e materiais educativos e facilitação de processos participativos. Atualmente atua na Conectividades – inspirações Socioambientais.

 

SpRD4I8EH5-bcRLEKW5-tGwl2N6ncXeNqB4K0Ffurvo

  Helena Magalhães Gomes

Formou-se em Gestão Ambiental e é mestre em Ecologia pela ESALQ/USP. É facilitadora de processos formada pelo Programa Germinar, do qual é , hoje, uma das multiplicadoras.  Estudou Teoria da Complexidade no Schumacher College (Inglaterra) e trabalha na área de desenvolvimento e facilitação de processos desde 2007, quando atuou como trainee da Fundação O Boticário. Atua com o desenvolvimento de grupos e de organizações valorizando a inteligência coletiva e utilizando metodologias criativas que exploram a ludicidade e a música como caminhos de ampliação de consciência e do desenvolvimento.

 

dir2

 Lívia Serri Francoio

Formada em Ciências Biológicas, ‘de tudo fica um pouco': cores dos diferentes biomas, movimentos inusitados das diversas espécies, experiências com equipes de diferentes grupos de estágio. E tudo foi se somando ao desenho que esteve sempre muito presente. Atualmente, realiza ilustrações, histórias em quadrinhos, animações 2D e afins: www.liviaserrifrancoio.com

12343493_10208134002530481_1188045406_o

 Paulo K. Fonseca

Biólogo formado pela USP em 2006. Trabalha com permacultura, agroecologia, manejo ecológico de água, restauração florestal/ecológica e educação socioambiental, participando de projetos e ministrando cursos e oficinas nesse contexto há mais de 6 anos para públicos diversos (de crianças, comunidades indígenas a presídiários). Atua com atividades de restauração ecológica e auxílio agrícola em aldeias indígenas Guaranis. É também co-responsável pela implantação e condução de Sistemas Agroflorestais em propriedades rurais e no SESC Interlagos.

 

11721806_877006415708329_2014671613_n

Ricardo Zylbergeld

Analista de sistemas e permacultor urbano, evangelista da tecnologia direcionada ao engajamento. Membro da Plataforma Engajados, da DIGITAO e do LaboratórioUrbano, três projetos com estratégias diferentes, porém com o mesmo fim: empoderar o cidadão no seu papel de agente de transformador local.

“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente” – Jiddu Krishnamurti/>