Pequenos Compositores Piracicabanos – Pontinhos de Cultura

O projeto “Pequenos Compositores Piracicabanos” foi uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Terra Mater e pela Iandé – Educação e Sustentabilidade, por meio do edital “Pontinhos de Cultura” de 2010, do Ministério da Cultura, com apoio da IW Propaganda e parceria da Empório Produções, Estúdio do Legal e Enxuto Supermercados.

capa-cd

Teve por objetivo valorizar a identidade étnica e cultural local, além de contribuir com a inserção de temas socioambientais no cotidiano escolar, através de oficinas de composição musical coletiva que envolveram crianças e músicos de Piracicaba.

exemplo-musica-de-rio-e-risada

Música “De Rio e Risada” como exemplo do que está no encarte!

 

exemplo-reflexoes-e-sugestoes

Texto com Reflexões e Sugestões que acompanha cada música, como exemplo do que está no encarte! Esses textos são indicados para o trabalho em sala de aula e para trabalhos com educação!

 

Os temas presentes nas músicas abordam elementos da cultura Piracicabana e foram escolhidos em rodas de conversa com representantes de diferentes cenários ligados à atuação socioambiental na cidade. Depois da escolha dos principais temas, foram realizadas pesquisas por meio de leituras e entrevistas com músicos e outras referências da cultura local, as quais direcionaram a realização das oficinas de composição coletiva.

As oficinas aconteceram com grupos de crianças das instituições Casa do Amor Fraterno, Projeto Guri, Instituto Rumo, Casa de Cultura Hip Hop e Núcleo de Educação Ambiental/SEDEMA. Cada oficina resultou em uma música, e as outras canções foram compostas coletivamente pela equipe do projeto e convidados.

O CD “De Rio e Risada” com as composições coletivas foi gravado, mixado e masterizado em Piracicaba com a colaboração de diversos músicos da cidade e da região, sob a direção musical de Otiniel Aleixo. Foi criado também um guia audiovisual, DVD “O olhar que enxerga o belo”, Dirigido por Helio Sato,  que ensina de uma forma lúdica,  como confeccionar alguns brinquedos musicais a partir de materiais recicláveis.

O projeto foi muito bonito e bem sucedido, mas estava faltando sair pras ruas! Por isso, em 2015, por meio de um financiamento coletivo, foi levantada a verba para prensagem e impressão dos encartes do material, para que este ganhasse o mundo e pudesse encantar a vida das pessoas!

apoio-kickante

Esse sonho só foi possível graças à ajuda de todas as pessoas envolvidas, desde as instituições realizadoras, os parceiros, os financiadores, os pequenos e grandes compositores, e aqueles que contribuíram financeiramente para a tiragem das cópias dos CDs e DVDs.

 

O material foi criado para servir como ferramenta de trabalho para que educadores tenham ricos elementos para trabalharem as questões socioambientais, usando a música e a brincadeira como caminhos para o desenvolvimento e a valorização étnica e cultural de Piracicaba, e por isso estão sendo entregues 500 cópias para as Escolas Estaduais de Piracicaba, bem como serão realizadas oficinas com os educadores de Piracicaba para que possam se inspirar e usar o material em sala de aula!

Os CDs e DVDs foram entregues para quem contribuiu com o financiamento coletivo, às instituições e à todos os participantes das composições e gravações das músicas!

14796120_10209615082008342_1143470111_o

Casa do Amor Fraterno

dsc_0660

14807860_10209615080888314_742433465_o

Projeto Guri

14881480_10209645104278880_1235011214_o

Instituto Rumo

img_2016-11-17_16-17-15

Entrega dos materiais para as crianças e pais das crianças que participaram das composições coletivas!

Com alegria, agradecemos a dedicação, o carinho e empenho de todos os envolvidos com o Projeto!

A Idealização e Direção Geral contou com Helena Gomes e Karine Faleiros

Oficineiros: Adriel Job, Luciana Abrahanson, Márcio Sartório, Thiago Rossi

Produção Executiva: Alessandra Salvego, Camila Pastor e Letícia Prado

Direção Musical: Otiniel Aleixo

Acompanhamento Audiovisual: Helio Sato

Ilustração: Livia Serri

Karine Faleiros, Helena Gomes, Equipe Iandé e Instituto Terra Mater

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>