Finalização do curso “Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Transformação” com dia de ação nas comunidades


No início de julho, finalizamos o curso “Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Transformação”, que foi promovido pelo GMEA – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental e desenvolvido pela Iandé Educação e Sustentabilidade. O curso reuniu mais de sessenta pessoas de diversas instituições e áreas de atuação, em cinco bairros de Piracicaba buscando agir e refletir sobre o tema resíduos sólidos no contexto local das comunidades.

DSC_8301

Os encontros foram muito prazerosos, pudemos aprender um pouco mais sobre resíduos, compostagem, a coleta seletiva em Piracicaba, tivemos uma ótima conversa com a cooperativa Reciclador Solidário, conhecemos projetos simples e de muito sucesso em suas localidades e nos inspiramos a colocar a mão na massa, fazer mudanças em nossas casas, em nossos trabalhos e até em nossas vizinhanças.

18238176_1321032714655061_9174565065819963449_oO curso também proporcionou a efervescência de aproximadamente trinta projetos simples e de baixo custo, que transitaram entre temas como, horta comunitária, implantação da separação de materiais reciclados nas instituições, ações educativas sobre a geração e destinação de resíduos, implantação de compostagem, recuperação de áreas verdes, dentre muitas outras.

E dentre os projetos construídos ao longo do curso, os participantes selecionaram cinco (um em cada região), onde aconteceu a atividade final, com a realização de um dia de ação na comunidade em cada bairro, colocando a “mão na massa” e aplicando os conhecimentos desenvolvidos durante todo o processo com o apoio dos participantes do curso.

17990206_1311801418911524_7207241123730801711_o

No bairro Água Branca, foi iniciada a revitalização da área de um antigo Ecoponto, com o plantio de jardim e de árvores em pneus reutilizados, de forma lúdica, o local tem sido decorado com materiais reutilizados com poio da comunidade local.

DSC_8443Já no Morumbi, foi iniciado o projeto de implantação de uma composteira comunitária no Tiro de Guerra, que envolve tanto os atiradores, quanto as crianças que participam do projeto do Instituto Passe de Mágica. Os participantes do curso do Morumbi estiveram muito envolvidos nesse processo e no dia de apresentação do projeto, se organizaram para demonstrar como realizar coleta seletiva, com fazer compostagem doméstica, sua importância e como reaproveitar materiais que seriam descartados e iniciativas de reformas de roupas.

Na região do Mario Dedini, foi realizado o plantio de flores no jardim da escola municipal Profª Antônia Benedita Eugênio reutilizando pneus, junto com as crianças. O projeto envolveu a reutilização de materiais, o plantio e contato com a terra e cuidado com o ambiente escolar. E a manhã foi finalizada de forma muito agradável e alegre com uma oficina de danças urbanas e com poesia.

DSC_8587Em uma manhã ensolarada, aconteceu na região central o projeto “Conscientização no Bairro”, saboreando um café da manhã delicioso, conversamos com moradores da rua Pará sobre reciclagem, coleta seletiva e compostagem buscando ampliar a participação das famílias na boa gestão dos resíduos do bairro. E a tarde, na região oeste foi realizada uma ação de plantio de mudas e revitalização do Centro Comunitário do Tatuapé II. Com um envolvimento da comunidade e uma grande participação de crianças no plantio das mudas e na pintura dos pneus. Finalizamos o dia com um gostoso café da tarde.

Enquanto equipe da Iandé, podemos dizer que o curso superou nossas expectativas, principalmente no envolvimento dos participantes nas atividades propostas, nos debates, nos projetos e nas ações realizadas. Desejamos que a inspiração e ação continuem e que haja sempre oportunidade para momentos de formação como este, proporcionando tempo e espaço para que pessoas de diversas áreas possam parar e pensar de forma diferente e perceber que juntos podemos fazer parte da solução.

DSC_8412

Contato: iande@iandenosso.com.br; 19 30425333

Acesse as fotos: http://migre.me/weKdM

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>