De Rio e Risada

Apresentação
de-rio-1

O projeto “Pequenos Compositores Piracicabanos” foi uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Terra Mater e pela Iandé – Educação e Sustentabilidade, por meio do edital “Pontinhos de Cultura” de 2010, do Ministério da Cultura. Seus objetivos são: valorizar a identidade étnica e cultural local; e contribuir com a inserção de temas socioambientais no cotidiano escolar, através da música e da brincadeira.

Os principais produtos do projeto estão neste encarte: o CD musical “De Rio e Risada”, cujas canções foram compostas coletivamente em ofcinas envolvendo crianças e interessados na cultura e questões socioambientais de Piracicaba; e o DVD “O Olhar que Enxerga o Belo”, um guia audiovisual de confecção de instrumentos musicais feitos com materiais reutilizáveis, os “brinquedos musicais”. Os temas presentes nas músicas abordam elementos da cultura e das questões socioambientais piracicabanas e foram escolhidos em rodas de conversa, que envolveram representantes de diferentes cenários ligados à atuação cultural e socioambiental.

Depois de escolhidos os principais temas uma pesquisa que envolveu leituras e entrevistas com músicos e outras referências da cultura local, norteou a realização das ofcinas de composição coletiva e a confecção dos cinco brinquedos musicais inspirados nas canções e seus temas. As ofcinas aconteceram com grupos de crianças das instituições: Casa do Amor Fraterno; Projeto Guri; Instituto Rumo; Casa do HIP HOP e Núcleo de Educação Ambiental/SEDEMA. Cada ofcina resultou em uma música deste CD. As outras canções foram compostas coletivamente pela equipe do projeto e convidados. O CD foi gravado em Piracicaba com a colaboração de diversos músicos da cidade e da região, sob a direção musical de Otiniel Aleixo. O DVD também foi gravado em Piracicaba com roteiro e direção de Hélio Sato e colaboração de Adriel Job no desenvolvimento dos brinquedos musicais.

Este material foi criado para contribuir para uma atuação inovadora de educadores locais, oferecendo a música contextualizada e a brincadeira como caminho para trabalharem as questões socioambientais e a valorização étnica e cultural de Piracicaba. Cada canção é acompanhada por um pequeno texto com reflexões e sugestões de aprofundamento sobre os temas trazidos por elas.

 

Sobre os Realizadores
de-rio-4

O Instituto Terra Mater

O Instituto Terra Mater é uma Organização não governamental sem fns lucrativos, sediada em Piracicaba – São Paulo, que tem por fnalidade desenvolver ações que aliem o desenvolvimento econômico e social à conservação dos recursos naturais do Brasil. Foi criado em janeiro de 2000, a partir de um longo processo de reflexão e ações de um grupo bem diverso, composto de Engenheiros Agrônomos, Florestais, Sociólogos e Educadores. Durante seus 16 anos de atuação, o Instituto desenvolveu diversos projetos dos quais  destacam-se: “Nós do Pisca” o “Educomunicamos! Ponto de Cultura” e “Apoio à agricultura familiar de base ecológica”, este último, como apoio à iniciativa da “Rede Guandu – Produção e Consumo Responsável”.

 

A Iandé – Educação e Sustentabilidade

Inspirada no modelo de negócio social, a Iandé – Educação e Sustentabilidade é uma empresa de consultoria sediada em Piracicaba – São Paulo, que catalisa a transformação para a sustentabilidade em instituições de diferentes realidades sociais, através da facilitação de processos educativos e sociais inovadores. Reúne uma equipe de profissionais com experiência em facilitação de processos, criação de materiais didáticos e jogos e tecnologias mais sustentáveis, identificados com a necessidade de estabelecermos, como sociedade, um novo cotidiano, pautado em dar condições à vida se desenvolver e se regenerar, conciliando ambiente, sociedade e economia, o que se traduz em uma nova ética e uma nova cultura.

 

de-rio-3  Participantes

IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO GERAL

Helena Magalhães Gomes
Karine Silva Faleiros

OFICINEIROS

Adriel Job
Luciana Pereira
Marcio Sartório
Thiago Rossi

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Alessandra Salvego
Camila Gomes Pastor

DIREÇÃO MUSICAL
Otiniel Aleixo

ACOMPANHAMENTO AUDIOVISUAL
Hélio Sato

ILUSTRAÇÃO
Livia Serri Francoio

MÚSICOS CONVIDADOS
Amaury Veríssimo, Andre Tagliatti, Débora Letícia, Eliezer Silva, Eloy Porto Neto, Isabella Salvego, Juca Ferreira, Julia Simões, Leandro Ponce, Lu Garcia, Luciana Pereira, Luísa Gouvêa do Prado, Maicon Araki, Marcelo Ruiz Seghese, Marcio Sartório, Marcos Veríssimo, Oitava Cor, Rafael Barros, Ricardo Nogueira, Thomas Bastos, Ubirajara Sabino (Bira), Vande Batuque de Umbigada, Vanderlei Gilberto Barros, Vinícius Veríssimo

 

INSTITUIÇÕES DAS CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS
Casa do Amor Fraterno, Projeto Guri, Casa do Hip Hop (Projeto Pira Lata) , Instituto Rumo, Núcleo de Educação Ambiental SEDEMA.

 

REALIZAÇÃO
Instituto Terra Mater
Iandé – Educação e Sustentabilidade
Educomunicamos Ponto de Cultura

PARCEIROS
Marcio Sartório
Empório Produções
Estudio do Legal
Enxuto Supermercados

FINANCIADORES
Ministério da Cultura – Edital Pontinhos de Cultura 2010
IW Propaganda

Clique abaixo e faça o Download do Encarte e Músicas

 

de-rio-5